Conteúdo explicativo


A criatividade

A criatividade normalmente é vista como um lampejo de idéias ocasional, como se fosse algo totalmente espontâneo e quase involuntário. Mas, muito pelo contrário, na grande maioria das vezes, a criatividade advém da pesquisa incessante por soluções para um problema real e no foco muito claro e constante na solução no mesmo. Neste ponto, podemos entender a grande importância que a identificação do problema tem para o processo criativo. Isso, porém, não define de forma alguma ser indispensável o conhecimento da equação antes de se ter a solução.
Qualquer individuo pode ter idéias provenientes da simples conjunção de informações adquiridas ao longo de sua vida e que, num determinado momento, por algum motivo qualquer, unem-se em forma de uma idéia aplicável a um problema antes desconhecido ou simplesmente ignorado. Este processo, apesar de possível, é muito menos provável de acontecer do que a criação consciente através da pesquisa pela solução de uma questão.

Máquinas e mentes

É importante salientar que, pelo menos por enquanto, a criatividade é algo particularmente humano. Isso porque, até que alguém invente computadores capazes de pensar como nós e fazer junções de idéias como fizemos, eles servem unicamente para repetir processos e informações já conhecidos e descobertos pela humanidade, mesmo porque, somos nós mesmos que programamos as máquinas para agirem e darem respostas condizentes com nosso próprio conhecimento e necessidades.
Partindo deste princípio, podemos concluir que as máquinas têm como principal função a execução de tarefas. Tais tarefas podem sim ser executadas por computadores de forma mais rápida e eficaz do que se executadas por mentes ou mãos humanas, porém a criação de novas tarefas e soluções é limitada a nós.

A busca por idéias

Por tudo o que já vimos até aqui, podemos concluir que a potência e riqueza de uma nação não dependem tanto de seu potencial produtivo, quanto de seu potencial criador. Isso porque, as idéias originais, a criação em si, é algo muito mais escasso e, portanto, valioso.
Seguindo o raciocínio, também empresas e agências que tenham esta percepção, buscam cada vez mais por profissionais pensantes e criativos, dando muito mais valor a eles do que aos que trabalham e produzem em grande quantidade. Um trabalho genial acaba valendo mais do que vinte – ou mais - trabalhos medianos.
Atrás desses trabalhos geniais, a busca vai além das paredes das empresas e atravessa a tênue linha entre profissionais e consumidores, deixando nas mãos do segundo grupo a responsabilidade por novas criações. Isso acontece em ações publicitárias onde a opinião do consumidor final é fundamental para determinar o destino de um produto ou ação. Tais ações são feitas de forma mais dinâmica através da ampla ferramenta que é a internet. Concursos culturais ajudam os profissionais a entenderem os consumidores e a encontrar novas idéias e talentos.
Novos modelos de negócios e novas linhas de produtos já conhecidos surgem no mercado através dessa interação entre os profissionais e o seu público alvo, o que garante uma maior assertividade através de pesquisas de aceitação e repetição de idéias.

Reciclando para inovar

Apesar de estarmos em uma fase histórica de grande evolução e inovação, cada vez mais a humanidade globalizada sacia por mudanças, tornando indispensável a reciclagem dinâmica de todo tipo de material, seja físico ou intelectual.
Neste caso, o problema que trará o processo criativo não consiste no criar, mas sim no recriar.
Por isso, é muito importante um olhar apurado a nossa volta, cheio de “bugigangas” prontas para ganharem uma nova utilização, conceitos e pré-conceitos prontos para receberem um novo ângulo e o mais importante de tudo, problemas de defasagem, muitas vezes ignorados, também prontos para serem devidamente diagnosticados e resolvidos.

Comece agora uma análise

Ao longo do texto vimos que algo está constantemente ligado às idéias e a todo e qualquer processo criativo: o problema.
Não esqueça, ele deve ser tratado com respeito e dedicação. A análise minuciosa de como o problema se apresenta e todas as suas características e complicações ajudará imensamente na sua solução e na obtenção do tão esperado insight.